Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Eu sei escrever

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Eu sei escrever Empty
MensagemAssunto: Eu sei escrever   Eu sei escrever Icon_minitimeTer Out 09, 2007 10:01 pm

Achei esse artigo interessante para postar aqui no forum devido ao excesso de internetês do pessoal...

Por Paulo Couto - 10 de Junho de 2005

Certa vez recebi um e-mail incompreensível, enviado por um usuário com dúvidas sobre seu PC. Era um misto de “internetês” com uma falta de coerência na mensagem que, a muito contra gosto, respondi o e-mail explicando que não havia entendido e pedindo para ele ser mais claro. Recebi de volta algo assim:

"Po.kra.eh.q.taum.falandu.q.o.proc.naum.funfa” (creio que seja “Pô cara, é que estão falando que o processador não funciona”, os pontinhos foram incluídos para manter a escrita original, sem a tradução automática)

Em seguida, mais “esplicassaums” (explicações):

“o.kra.dis.q.funfava, dis.ae.oq.tu.axa. Ew.to.axandu.q.essa.promossaum.eh.mo.skema, ma.naum.vaum.fase.issu.cmg.naum.”
(algo como “o cara disse que funcionava. Diz aí o que você acha? Eu estou achando que essa promoção é o maior esquema, mas não vão fazer isso comigo não”)

Terminava com “fls”, que também pode ser escrito “falows”.

O e-mail anterior aparentemente falava sobre uma promoção de processadores a preços muito bons, mas em condições suspeitas. Essas poucas linhas já são suficientes para vocês perceberem o que o “internetês” faz com a pessoa. Não pelo fato dele ter entrado em uma promoção furada, isso qualquer um pode cair nessa, mas pela incapacidade de se expressar de forma coerente, usando a regra básica de comunicação com inicio – meio – e fim ao associar as palavras. Por falar em palavras, pouco ou quase nada do que estava escrito eram realmente palavras.

Isso sem falar nas regras mais básicas de educação ao se dirigir a alguém que você não conhece, ou não sabe o assunto que você pretende abordar, como era o caso. Tenho a maior boa vontade em responder os diversos e-mails que recebo, mas nesse caso é difícil encontrar algum estímulo.

Convivo com esse problema de comunicação há bastante tempo e comecei a perceber que no Fórum PCs o uso desse “idioma” estava ultrapassando o limite do tolerável. Conversando com o Julio Preuss decidimos criar um filtro de palavras, e assim no início de abril colocamos em prática aquilo que iria se tornar o embrião da campanha “Eu sei escrever!”.

Em menos de 30 dias no Fórum PCs começamos a ver os resultados práticos, com a gradativa redução de mensagens incompreensíveis. Os próprios usuários se tornaram conscientes da necessidade do uso do nosso idioma e valorizaram nossa iniciativa, o que nos motivou a pensar em algo ainda mais completo. O passo natural foi iniciar uma campanha para o uso do português na Internet brasileira.

Só que fomos pegos de surpresa com a grande repercussão da campanha, muito antes do que tínhamos imaginado. Boa parte da “culpa” foi o ótimo artigo Digitar ou escrever? do Bruno Parodi publicado essa semana. De lá pra cá foram diversas entrevistas para jornais, revistas, rádio e televisão para divulgar a campanha.

Acompanhem:
Agência Estado divulgou o artigo em vários sites, que foram reproduzidos no Yahoo, Portal UAI, e em muitos outros.

O Estado de São Paulo fez uma grande matéria no jornal de quinta feira.

A rádio Eldorado fez uma entrevista comigo que foi ao ar ontem, as 22:00 (espero conseguir uma cópia em MP3 para disponibilizar pra vocês).

No Jornal da BAND de amanhã, sábado, deve publicar uma entrevista minha e do Julio Preuss, sobre o nascimento da campanha “Eu sei escrever”.

A revista Época da próxima semana terá uma grande matéria sobre o tema, e já entraram em contato para obter mais informações.

O site http://www.euseiescrever.com.br teve mais de 4 mil visitantes únicos nos 2 primeiros dias de divulgação, e os comentários demonstram um grande apoio a idéia, principalmente pelos professores.

E os comentários não param de chegar!
Tamanha repercussão só mostra o quão necessária é a adoção de medidas, mesmo que em pequena escala, para a manutenção do nosso idioma. Não vamos criar com o “internetês” mais uma barreira para aumentar a exclusão digital.

O objetivo com o site é criar selos, banners de divulgação, e noticiar todas as ações práticas na busca pela conscientização do uso do português na internet. De nossa parte, vamos fornecer a lista de palavras que temos no nosso “dicionário” e parte do código em PHP que permite a substituição das mesmas pelas respectivas traduções para quem quiser instalar filtros semelhantes em outros sites.

Um guia para o phpBB, software OpenSource que é a base do Fórum PCs também ficará disponível, e esperamos que outros responsáveis por comunidades virtuais colaborem com guias para a instalação em outros programas conhecidos, o espaço do site é para isso mesmo e seu conteúdo será fruto da colaboração de todos. O Fórum PCs nasceu do espírito de colaboração entre seus usuários avançados, e se conseguirmos a mesma motivação nessa campanha, todos serão beneficiados.

Participe, divulgue, faça a sua parte. Essa iniciativa é livre de direitos autorais ou de marcas, por isso crie selos, camisas, bonés com a frase “Eu sei escrever” e participe ativamente dessa campanha. Se você não é do tipo “militante”, basta escrever em português quando participar de qualquer fórum, blog ou site de discussão que você já estará participando.

Vamos nos mobilizar antes que jornais, revistas e programas infantis adotem esse idioma, porque as legendas de filmes estrangeiros nós já perdemos para pelo menos um canal de TV a cabo.

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=117373

Eu sei escrever Euseiescrever
Ir para o topo Ir para baixo
Tioayres
Membro
Membro
Tioayres


Mensagens : 49
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Belo Horizonte/MG

Eu sei escrever Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei escrever   Eu sei escrever Icon_minitimeTer Out 09, 2007 10:01 pm

É sempre bom saber que tem pessoas procurando "incentivar" a escrita correta.

Não sou culto, sim um "auto didata", portanto muito passível a erros de português, mas procuro acertar o máximo que posso.

Externo minha SOLIDARIEDADE à questão e parabenio-o pela iniciativa.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Eu sei escrever
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Geral :: Bate-papo-
Ir para: