Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bandeiras desovando

Ir para baixo 
+3
Franz Rotter
Augusto Gadelha
diegolima
7 participantes
AutorMensagem
diegolima
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Santos, SP

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:11 am

Olá,

Hoje acordei e notei que meus bandeiras haviam colocado ovos no aquário. Como não fazia idéia que isso iria acontecer (afinal, nunca tentei manter a água nos padrões para reprodução e tenho apenas 2 bandeiras, não fazia idéia que eram um casal) o aquário está completamente despreparado.

Devo tirar todos os outros peixes? Tenho um beta, um colisa, um tricogáster, 5 dânios-pérola, 1 paulistinha, 1 dojô e 5 limpa-vidros neste aquário atualmente (ele é de 100l). Posso deixar algum deles?

Por sorte estava já ciclando um aqua novo de 26l e tenho um aqua de 30l com apenas um beta, 2 peixes-vidro e 3 corydoras que posso colocar alguns dos peixes.

Além disso, devo desligar a filtração (filtro externo) por algum tempo? ou colocar uma esponja na entrada de água?

Quais são as sugestões? Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
http://sg.homelinux.com:81
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:12 am

Olá Diego,

Caso queira tentar salvar a desova o mais indicado é remover todos os outros peixes, também coloque alguma esponja ou lã acrílica na entrada do filtro externo para evitar que futuramente as larvas sejam sugadas quando começem a nadar livremente, boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Franz Rotter
Novo Membro
Novo Membro
Franz Rotter


Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/09/2007

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:13 am

Eu utilizo uma espuma de reposição do filtro de espuma Mr. Pet espetada no pescador do filtro, porém tem que lavar a cada 3 ou 4 dias.
http://www.mrpet.com.br/produtos.asp?produto=355
Custa uns R$ 3,5 e é fácil de encontrar na Cobasi, por exemplo
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Paes
Novo Membro
Novo Membro
Rodrigo Paes


Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/09/2007
Idade : 43
Localização : Maceió - AL

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Minha sugestao:   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:15 am

Opa Diego,

Uma outra opção é recolher os ovos e criar em um outro aquario. Vc pode fazer isso mergulhando um deposito no aquario e retirando o objeto onde esta a desova, mas se desovou no vidro entao esqueça.

Tome cuidado nos padroes de água no novo ambiente, use algum antifungico na agua e um filtro de espuma . Gosto muito de usar tb um folha de amendoeira grande p cada 50 litros de agua por suas propriedades antifungica, bactericida e por acidificar levemente a agua e incorporar acidos úmicos tb, com 2 ou 3 dias a agua ja esta com cor de chá.

Deixe o novo aqua com + - 20 cm de agua, 29°c e pH 6.6. Alimente os alevinos com nauplios de artemia quando eles comecarem a nadar na horizontal sem dificuldades. Com o tempo vc pode ir aumentando a quantidade de agua no aquario.

Lembre-se sempre de manter o ambiente dos alevinos limpo. P limpar vc pode aspirar o fundo com uma magueirinha p n correr o risco de sugar nenhum alevino, aproveitando p renovar uma parte da agua. Feito isso tenho certeza q vc tera sucesso com suas desovas de bandeiras

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.biotopobrasil.com.br
guazzelli
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Londrina - PR

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:16 am

Olá, Diego!

Que fim levou a desova?

Estou curioso!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
diegolima
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Santos, SP

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:16 am

Olá a todos,

Bem... a primeira desova, que foi a que mencionei, foi um fracasso.

No segundo dia os próprios bandeiras acabaram comendo os próprios ovos. Alguns dias depois eles desovaram novamente. Acabaram por comer os ovos também. Depois uma terceira vez, com o mesmo resultado.

A 5 dias atrás, aproximadamente, eles desovaram mais uma vez, e resolvi tentar uma coisa diferente: não acendi as luzes do aquário. Pode parecer sem sentido (bem... ainda não vejo sentido), mas dessa vez eles não comeram os ovos. A dois dias os ovos eclodiram, e eles colocaram os alevinos em cima de uma folha (aparentemente a cada dia eles movem os alevinos para uma outra planta). Depois dos alevinos nascerem eu acendi as luzes do aquário e fiquei observando, e não houve qualquer problema dessa vez.

Ontem os pais aparentemente se desentenderam, e o bandeira grande expulsou o menor. Agora ele está tomando conta dos alevinos sozinho, expulsando qualquer um que chegue perto. Retirei os dânios e paulistinhas do aqua, assim como 2 cascudos. Estão agora os dois bandeiras (o menor sempre se escondendo do maior que o persegue como qualquer outro), um tricogáster, um beta e um dojô.

O beta não pertuba o bandeira, pois fica entre as plantas no canto do aquário que escolheu como território a um ano atrás. Já o tricogaster costuma nadar um pouco pelo aquário, as vezes se aproximando da planta com os alevinos e sendo imediatamente perseguido e expulso. O outro bandeira se esconde assim que vê o maior. O Dojô as vezes passa por baixo da planta, mas aparentemente o bandeira não se importa com ele.

Não houve nenhuma tentativa de devorar os alevinos até agora (são cerca de 30 a 50), creio que principalmente pelo fato que ninguém consegue chegar perto o suficiente deles Very Happy

Minha dúvida agora é: é normal um dos bandeiras ter expulsado o outro? Tenho pensado em retirar o bandeira menor do aqua e transferi-lo para um outro aqua com filhotes de lebiste (já crescidos o suficiente para não serem devorados), mas tenho medo do aqua não ter os parâmetros adequados para manter o bandeira, já que foi montado em torno de 1 mês atrás. Não sei o que fazer pois ele está com as nadadeiras meio rasgadas, provavelmente devido às investidas do bandeira maior, e acho que seria melhor para ele sair dali.

Abraços a todos,
Diego
Ir para o topo Ir para baixo
http://sg.homelinux.com:81
guazzelli
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Londrina - PR

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:17 am

Valeu, Diego!

Bom, uma vez nasceram alevinos em meu aqua e o macho tomou conta da situação e expulsou a fêmea. Ela está sempre com a cauda desfiada pelas mordidas que recebe. Nunca houve maiores problemas.
Se o seu não estiver apanhando, ou seja, só recebe umas "corridinhas", e consegue se alimentar, mantenha-o no aqua.
Qual o tamanho do aqua?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
diegolima
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Santos, SP

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:18 am

Olá,

Resolvi trocar o bandeira de aqua, pois ele estava sempre se escondendo e mesmo assim apanhando. Além disso estavam começando a surgir fungos nos ferimentos. Achei então que o melhor a fazer seria colocá-lo no outro aqua para que possa se recuperar.

O aqua em que desovaram é de 100L.
Ir para o topo Ir para baixo
http://sg.homelinux.com:81
Demeure Pessoa
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/09/2007

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:19 am

Tb já consegui tirar desova de bandeiras no aquario. No meu caso tive q separa-los, pois, não era possivel transnferir os outros peixes para outro aquario.
Com o casal de Bandeiras e prole tive o seguinte procedimento: tampei o aquario ccom uma caixa de papelão cortada para q não assustassem com as pessoas observando.
Em relação aos alevinos, nas primeiras duas semanas fui intercalando náupliios de artemia e infusórios aos filhotes.
Quando ja começaram a tomar forma de peixe, alguns com cerca de três semanas, passei a oferecer ração de peixe de tanque (ração para engorda de alevinos), q alias meus peixes até hoje avançam sobre ela com muita agressividade. Não sei o q tem aquela ração q atrai todos os peixes do meu aquario principal... Aqui em Londrina consegui um pacote c/ 1 Kg a R$ 2,50...
Funcionou esse método, como tb havia funcionado com uma ninhada de Bettas q tirei um ano antes... Mas c/ os ciclídeos o resultado é mais gratificante e mais rápido.

Abraços!!!

Demeure Pessoa
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:20 am

Olá Demeure,

Acho que tampar o aquário com papelão é muito relativo, tudo depende de os peixes estarem acostumados com o ambiente, movimentação de pessoas, etc...

Certa vez vi um casal de Bandeiras desovar em um aquário comunitário cheio de Barbus que ficava dentro de uma loja de bijouterias em um shopping, muita gente passava em frente ao aquário, consegui fazer um video com o celular:
https://www.youtube.com/watch?v=We37sEbdOjg

Repare que enquanto um desova/fertiliza o outro afugenda os demais peixes do local.
Ir para o topo Ir para baixo
RodrigofRocha
Novo Membro
Novo Membro
RodrigofRocha


Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2007

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:22 am

Rodrigo Paes escreveu:
Opa Diego,

Uma outra opção é recolher os ovos e criar em um outro aquario. Vc pode fazer isso mergulhando um deposito no aquario e retirando o objeto onde esta a desova, mas se desovou no vidro entao esqueça.

Tome cuidado nos padroes de água no novo ambiente, use algum antifungico na agua e um filtro de espuma . Gosto muito de usar tb um folha de amendoeira grande p cada 50 litros de agua por suas propriedades antifungica, bactericida e por acidificar levemente a agua e incorporar acidos úmicos tb, com 2 ou 3 dias a agua ja esta com cor de chá.

Deixe o novo aqua com + - 20 cm de agua, 29°c e pH 6.6. Alimente os alevinos com nauplios de artemia quando eles comecarem a nadar na horizontal sem dificuldades. Com o tempo vc pode ir aumentando a quantidade de agua no aquario.

Lembre-se sempre de manter o ambiente dos alevinos limpo. P limpar vc pode aspirar o fundo com uma magueirinha p n correr o risco de sugar nenhum alevino, aproveitando p renovar uma parte da agua. Feito isso tenho certeza q vc tera sucesso com suas desovas de bandeiras

Abraços.

Ola Rodrigo,
Acho que não entendi esse seu metodo,Seria criar os alevinos sozinhos sem a presença dos 'pais'?
Shocked E possivel? voce ja obteve resultados satisfatorios nesse metodo ou e apenas uma teoria :?
desde ja agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
RodrigofRocha
Novo Membro
Novo Membro
RodrigofRocha


Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2007

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:22 am

Esqueci de mencionar...
Estou com alevinos eos pais em um aquario menor que necessario para manter dois acaras adultos,por isso a duvida e a esperança...rsrsrs.
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitimeSex Set 28, 2007 8:23 am

Olá Rodrigo,

Criar as larvas artificialmente é uma tarefa um tanto que complicada além de arriscada, aconselho tentar esta técnica apenas em último caso.

No link abaixo você encontra um artigo interessante sobre o assunto (Em Inglês):
http://www.simplydiscus.com/library/breeding_genetics/fry_rearing/artificial_rearing.shtml
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bandeiras desovando Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeiras desovando   Bandeiras desovando Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bandeiras desovando
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bandeiras
» Venda de Bandeiras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Doce :: Ciclídeos Americanos-
Ir para: