Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Montagem - iniciante

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Xaero
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2007

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitimeSeg Out 01, 2007 9:31 pm

Olá pessoal!
Sou um iniciante total em aquarismo e há alguns dias venho vasculhando a net a procura de informações...
Vou montar um aqua basicão p/ aprender e hoje encontrei o Aquariomania, me cadastrei e aqui estou, com muitas dúvidas. Vamos por partes:

1- Já li que o tamanho ideal para um iniciante é 100-200 l (equilibrio + fácil). É verdade?
2- Quais espécies indicadas para o meu caso (gosto de discos, bettas, balashark, tetras, neon e outros)
3- Cascalho, areia ou outro substrato?
4- Quais plantas?
5- Quais são os equipamentos/testes essenciais para montar e ciclar o aqua?

acho que por enquanto é só, não quero abusar, hehehehe....

Maurício.
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitimeSeg Out 01, 2007 9:32 pm

Olá amigo,
Acho que um aqua de uns 100 L pra começar está bom, porém como você pretende um dia ter discos, é interessante começar com um aquário de uns 200L. Quanto aos peixes, eu não recomendaria começar com discos, pois logo de início você corre o risco de gastar um dinheiro neles e perdê-los pois para iniciantes os discos são peixes de cuidados difíceis, mas com o tempo você descobrirá que são ótimos peixes (não aconselho começar com discos).

Um bom aquário seria o seguinte, para ter discos depois:
- Um aquário de 200L;

- Substrato de Areia ou cascalho de rio fino e por baixo (caso queira plantas) lateria ou fertilizantes para plantas, mas eu não indico um aquário densamente plantado para ter discos, use plantas simples e resistentes pois as condições de um aquário para discos desfavorecem algumas espécies de plantas (na verdade a maioria delas), então é melhor ter discos em suas condições ideais e poucas plantas, fora que nada é mais bonito do que um aquário de discos com um ou alguns troncos somente.

- Filtragem: Sump (caso não tenha plantas ou não tenha muitas plantas), esse é bom para oxigenar a água, discos gostam de água bem oxigenada, porém sem muito movimento, esse tipo de filtro ajuda nesse auisito.
Canister é um tipo de filtro bem legal para aquários plantados, porém oxigena muito pouco a água, trabalho que seria feito em parte por ele e em parte pelas plantas, no meu aquário possuo um canister e para ajudar na oxigenação da água uso um compressor de ar.

- Iluminação: Discos não gostam muito de luz forte ( mais uma coisa que contra indica plantas para aquários de discos, se colocar plantas, coloque plantas que precisam de pouca luz ex. Mucrosórium (Feto de java), Musgo de java, etc.). Eu uso uma lâmpada de 30W que realça a cor deles, mas é interessante usar uma power glo(luz branca, porém a power é a melhor na minha opinião) de 30W e uma outra lâmpada rósea de 30W(exemplo aqua glo, grolux, lâmpadas rosa da boyu, etc.)

- Aquecimento: um termostato bom de 200W seria interessante, exemplo um visiterm (termostato para a sua vida inteira, são bons, porém são caros. Mas a precisão deles só é batida pelos Jager da Ehim. Indico esse dois pra você)

- Espécies para começar: Acarás Bandeira, são peixes de necessidades idênticas às dos discos, porém são mais baratos, o que num caso de morte dos peixes (estou tomando como base para um iniciante), a perda de dinheiro será menos expressiva, mas a chateação será parecida (digo isso porque discos pra mim são sempre mais importantes do que qualquer peixe). Coloque tetras junto dos bandeiras, coloque ciclídeos de pequeno porte (ex. Apistogramas, Ramirezis, etc.), corydoras são ótimas para limpar o fundo do aquário, limpa vidros são legais tb.

Começando um aquário

Monte o aquário, depois o encha com água tratada com Tetra aqua safe(condicionador de água para peixes), depois de encher o aquário, deixe bater água por um mês sem peixes, se quiser preparar melho a água para os bandeiras, use tetra black water ou similar de outra marca e utilize um acelerador de biologia (ex. cycle, sera nitrivec, etc.), porém deixe esse tempo batendo água e vá fazendo teste de ph (compre um teste, desde que não seja da alcon, é rui dmais) a cada 3 dias + ou - até o ph estabilizar em 6.8, 6.5 ou 7.0 já são legais (o black water faz isso pra você, não use acidificantes, vão estragar a ciclagem). Quando você chegar no ph desejado e ele estiver estável (sempre o mesmo, sem alterações) e temperatura estável, então comece a popular o aquário, introduza os peixes, porém não se esqueça de colocar as corydoras, elas ajudam muito, além de deixar o aquá bem bonito.

Então é só curtir seu aquário e dar as suas manutenções, as minhas são semanais, por causa dos discos, mas isso depende do aquarista também.

Uma dica que você deve guardar bem e sempre lembrar dela:
Não seja afobado e nem tenha pressa em ver os resultados, esses virão com o tempo, a natureza está no seu aquário, portanto você tem que seguir o tempo dela, e não o contrário. ok???

Ahh... cuidado com o excesso de peixes no seu aquário tb...

Abraço e muito boa sorte, qualquer dúvida que sentir, pergunte e depois poste fotos do seu aqua para que vejamos.

Obs: Se você tiver sucesso com os acarás bandeiras, depois de um ano mais ou menos e se sentir seguro, sinta-se à vontade para arriscar com os discos, comece com os mais baratos, depois compre os mais caros, pois perder um peixe de 200 reais é muito triste, pois além de perder um peixe vc perde uma bita grana.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Xaero
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2007

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitimeSeg Out 01, 2007 9:33 pm

Obrigado pelas dicas Índio.
Elas e tudo mais o que eu andei lendo por aí já me deram uma noção básica e o mais importante, coragem para por em prática... é isso aí, estou direto online, inclusive no msn e vou encher vcs com mais dúvidas e perguntas!!!
Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitimeSeg Out 01, 2007 9:34 pm

Olá Maurício,
Sinta-se à vontade para perguntar, ok?
Abraço e seja bem vindo ao nosso fórum
Ir para o topo Ir para baixo
Xaero
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2007

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Testes   Montagem - iniciante Icon_minitimeSeg Out 01, 2007 9:35 pm

Olá pessoal.
Quais são os testes essencias durante esse período de ciclagem?
Quais as marcas de testes indicadas? O que é o Black Water?
Fauna: vou começar com os banderias, depois neons e coridoras.
Mato grosso é compatível com esses>? Tenho tb um Betta num aqua pequeno e quero passar ele para o maior, será que ele se adapta, ninguem vai "judiar" dele? Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitimeSeg Out 01, 2007 9:35 pm

Olá amigo,
Vamos lá...
Tipos de testes: Teste de ph, um termômetro (não deixa de ser um teste), Teste de amônia para utilizar depois que os peixes estiverem no aquário, assim você terá melhor controle sobre o funcionamento da biologia do seu filtro.

Marcas de testes:
Particularmente eu gosto da Nutrafin (HAGEN), mas há outras marcas boas também, como Red Sea, Tetra e Tropic Marin. A Labcon é um cocô, mas quebra o galho, a atlantys é legalzinha, mas nem se compara às importadas.

Fauna: Sim, Mato Grosso é compatível sim, sobre os betta, é bem possível que os bandeiras judiem dele um pouco, mas acredito que convivam bem.

Amigo, aproveitando a deixa, agora eu consigo comprar equipamentos, peixes e plantas diretamente da distribuidiora, poranto acredito que consigo oferecer qualquer coisa de aquário à preços mais baixos do que nas lojas, quando precisar de qualquer coisa, mande-me uma listinha para luiz_moraes7@terra.com.br, eu vejo o preço e te falo, se for interessante fechamos negócio, ok???

Abraço e muito boa sorte nesse início com seu aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelperis
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/09/2008

Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitimeTer Set 16, 2008 8:58 pm

Ola!

Eu aconselharia você começar com peixes mais fáceis tipo mato grosso,acaras,bettas ,( do jeito que você gosta)
O tamanho do aquário eu aconselharia 200 litros, com uma filtragem de um 1200 litros por hora,alguma coisa que seja de fácil manejo, pH 6.8 ,7.0, cascalho algum que seja neutro e não modifique o pH.

Espero ter ajudado abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Montagem - iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem - iniciante   Montagem - iniciante Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montagem - iniciante
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» iniciante
» Montagem de aquario de aproximadamente 100 L.
» iniciante
» iniciante
» iniciante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Doce :: Manutenção e Equipamentos-
Ir para: