Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Iniciante no Aquarismo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
marcio_mma
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:27 pm

Pessoal,

Preciso de algumas dicas pois estou montando um aquário.
Não é muito grande:

Cabe uns 20L, coloquei as placas pretas no fundo, forrei com pedras, coloquei algumas plantas sintéticas, uma bomba e a pedra porosa.

Gostaria de saber com que tipo de peixe eu devo começar. quantidade e se está faltando algo no aquário.
Enchi com água da torneira mesmo.

Grato,
Marcio
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:28 pm

Olá Márcio,

O Filtro Biológico de Fundo (placas pretas) é um sistema de filtragem ultrapassado, como você acabou de montar o aquário aconselho que o retire e utilize um filtro externo.

Como seu aquário é pequeno dê preferência a peixes pequenos como pequenos tetras e peixes vivíparos. É importante você aguardar o aquário estar estabilizado antes de introduzir os peixes, dê uma lida neste artigo:
http://www.aquariomania.com.br/pt_br/phpBB2/cms_view_article.php?aid=21
Ir para o topo Ir para baixo
clebersonc
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:30 pm

olá augusto,
o filtro biológico nao é mais usado? comprei um aqua de 200 lts e estou utilizando,,, convem tirar?
abraços
Cleberson
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:30 pm

Olá cleber, convpem tirar sim.

O Filtro Biológico de fundo foi alvo de diversos testes e foi comprovado que ele funciona somente por um período (que seria referente ao "início" do aquário), depois de um certo tempo, ele começa a prejudicar o sistema aquático, gera desequilíbrio, infecções bacterianas, ataques de fungos entre outros. Enfim, a grande maioria das doenças tem probabilidade muito maior de acontecer em seu aquário, quando se está usando FBF.

Eu te aconselho a tirar o filtro biológico de fundo e usar um bom filtro externo, é certeza que a qualidade da água do seu aquário vai melhorar notavelmente, faça o teste e preste atenção na água, comportamento dos peixes e facilidades na manutenção.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:30 pm

Olá marcio,
Eu se fosse você tiraria as placas do fundo do aquário e colocaria um filtro externo (como o augusto falou). Sobre os peixes, tetras pequenos, poecilídeos (como por exemplo, espadas, molinésias, platis, etc...), rásboras(4 a 5 no máximo) ou talvez um casal de ramirezi se dê bem tb.

Sobre a água, tem que ser da torneira mesmo, porém trate com um anti cloro antes de colocar os peixes e sempre que fizer as trocas de água, coloque uma água tratada com aqua safe por exemplo (há outros anti cloros bons no mercado tb, ex. Aquaguard da azoo e Sera Acutan).

Abraço e Boa sorte com seu aquário
Ir para o topo Ir para baixo
clebersonc
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:31 pm

valeu pelas dicas..
por exemplo, se eu utilizar um filtro externo, e nao tirar as placas do filtro biológico vai dar certo, ou de todo jeito teho que tirar as benditas plaquinhas,,,r,s
há, como chama umas caixas conectadas na bomba submersas:? é algum tipo de filtro tbem? se for é um sistema bom?
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:31 pm

Olá Cleber,
O problema está no uso das placas, elas foram criadas para solucionar a filtragem na tentativa de imitar o sistema natural dos rios onde aquela camada de "lama" que tem nos fundos é responsável pela limpeza da água, porém no aquário, como não há renovação constante de água, alguns organismos necessários para auxiliar na decomposição da matéria orgânica e tudo mais, as placas biológicas começam a armazenar bactérias decompositoras e com elas vem as doenças e os problemas de desequilíbrios biológicos no aquário, aparecendo doenças quando picos de matéria orgânica ocorrem embaixo das benditas placas.

Portanto, se quer um conselho pro bem dos seus peixes, não use placas biológicas de fundo....
Ir para o topo Ir para baixo
clebersonc
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeQui Set 27, 2007 9:32 pm

Valeu pelas dicas, vou tirar as placas hoje mesmo.
Abraço
Cleberson
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelperis
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/09/2008

Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitimeSex Set 19, 2008 3:55 pm

Ola!

Mesmo sendo um sistema ultrapassado eu recomendo para aquários grandes por oxigenar bastante, eu sempre usei e nunca tive problemas, mais claro acompanhado de filtro externo ou canister.
Agora no seu caso eu só recomendaria o externo de uns 100 litros por hora.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iniciante no Aquarismo Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante no Aquarismo   Iniciante no Aquarismo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iniciante no Aquarismo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» iniciante no aquarismo marinho
» iniciante
» mais um iniciante
» iniciante
» iniciante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Doce :: FAQ-
Ir para: