Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Apistogramma agassizii "Manaus"

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Rafael Akama
Moderador
Moderador
Rafael Akama


Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Cotia - SP

Apistogramma agassizii "Manaus" Empty
MensagemAssunto: Apistogramma agassizii "Manaus"   Apistogramma agassizii "Manaus" Icon_minitimeSex Set 28, 2007 3:11 pm

Oi pessoal,

Entrei para o mundo dos apisto-maníacos. Cool

Sábado passado, comprei um casal de Apistogramma agassizii manaus. Andei pesquisando na internet mas não achei nada sobre essa variedade "manaus", a não ser a página do peixe na Ecoanimal. Neutral Na galeria do apistogramma.com, não consta essa variedade de agassizii.

Alguém conhece esta variedade? Estou pensando se não é um A. gephyra. Parece-me que este último é também encontrado em Manaus.

Seguem as fotos abaixo. O casal está em um aquário temporário, ainda não totalmente ambientados, mas já mostram alguma cor.

A fêmea:
Apistogramma agassizii "Manaus" Female1


O macho, duas vezes maior:
Apistogramma agassizii "Manaus" Male1
Apistogramma agassizii "Manaus" Male2
Apistogramma agassizii "Manaus" Male3

A nadadeira anal é bem azulada, bem como a barriga e o ventre, apesar de este detalhe não aparecer nas fotos. Na foto a seguir, dá pra ver um pouco o azul:
Apistogramma agassizii "Manaus" Male4


Aqui, o macho brigando com seu reflexo no vidro. Ótima oportunidade para fotografá-lo com as nadadeiras abertas e com mais cor. Smile

Apistogramma agassizii "Manaus" Male5


Olha o bocão:
Apistogramma agassizii "Manaus" Male6


Aqui, um betta xereta veio ver o que eu queria com seu amigo apisto. Laughing
Apistogramma agassizii "Manaus" Malebetta

O que acham? São A. agassizii mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Apistogramma agassizii "Manaus" Empty
MensagemAssunto: Re: Apistogramma agassizii "Manaus"   Apistogramma agassizii "Manaus" Icon_minitimeSex Set 28, 2007 3:13 pm

Olá Rafael,

Dei uma pesquisada na internet e o apistogramma agassizii realmente é muito parecido com o apistogramma gephyra, sinceramente não consegui diferenciar as duas espécies através de fotos, talvez para você seja mais fácil, dê uma olhada nestes links:

apistogramma agassizii
http://filaman.ifm-geomar.de/Photos/ThumbnailsSummary.php?ID=26703

apistogramma gephyra
http://filaman.ifm-geomar.de/Photos/ThumbnailsSummary.php?ID=46618
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Apistogramma agassizii "Manaus" Empty
MensagemAssunto: Re: Apistogramma agassizii "Manaus"   Apistogramma agassizii "Manaus" Icon_minitimeSex Set 28, 2007 3:14 pm

Olá Rafael,
No caso desse apistograma e de alguns peixes pelo site (eu tb já tinha visto isso) acredito que o Apistogramma Agassizi- Manaus seja somente uma referência ao lugar de onde vem o peixe, pelo preço tb acredito que não seja nenhuma variação, seja somente um agassizi comum porém vindo de manaus...

Isso acontece também no caso dos rodóstomus, há dois tipos diferentes à venda na ecoanimal, o Belém e o Manaus... nesse caso acho é uma referência ao local de origem das espécies.
Entre no link para ver os rodóstomos que falei:
Ecoanimal Rodóstomus

Espero ter ajudado em alguma coisa
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Akama
Moderador
Moderador
Rafael Akama


Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Cotia - SP

Apistogramma agassizii "Manaus" Empty
MensagemAssunto: Re: Apistogramma agassizii "Manaus"   Apistogramma agassizii "Manaus" Icon_minitimeSex Set 28, 2007 3:18 pm

Oi pessoal,

Obrigado pelas respostas. Andei vendo muitas fotos ultimamente, e não cheguei a conclusão nenhuma. Laughing

Índio, acredito que você estava se referindo ao agassizii manaus da Ecoanimal, certo? Então, eu comprei os meus em outra loja, e lá, os vendedores falavam como se o "Manaus" fosse uma variedade mesmo. Perguntei quais eram os machos e quais eram as fêmeas, e uma pessoa disse, "ih, vou chamar outro rapaz porque eu ainda não conheço bem o manaus. Ainda não aprendi a identificar."

Mas você tem razão, muitos peixes vem com o nome da cidade de onde vêm. Talvez os vendedores da loja não sabiam disso e acabaram interpretando como uma nova variedade.

Acabei postando as fotos no apistogramma.com, e o Mike Wise também não conseguiu identificá-los. Neutral

Mike Wise escreveu:
Your fish, in threat display, show all of the characteristics seen on A. gephyra. The caudal pattern, however, is much more like that of A. agassizii. I have seen photos of agassizii-complex forms from the Rio Demini & Rio Caurés, in the middle Rio Negro, that are similar to your fish. The lower & middle Rio Negro is the home of A. gephyra, but A. agassizii is known from the lower Negro. I honestly cannot identify your fish, or the others, as either A. gephyra or A. agassizii. I believe that these fish are transitional forms, between the two scientifically described species. This only raises the question: Is A. gephyra a true biological species of only a geographic population of A. agassizii (another fascinating question for the genus).

Interessante, né? Depois dessa, no máximo, vou torcer para a fêmea ser da mesma espécie. Laughing

Obrigado novamente e um abraço a todos. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Apistogramma agassizii "Manaus" Empty
MensagemAssunto: Re: Apistogramma agassizii "Manaus"   Apistogramma agassizii "Manaus" Icon_minitimeSex Set 28, 2007 3:20 pm

Olá Rafael,
Acho interessante esse seu interesse por apistogramas, são peixes que me dispertam muito a curiosidade... Portanto não sei te dizer muita coisa sobre os apistos, mas falo pelo que conheço de ciclídeos em geral...
Parabéns pelos peixes, sejam de qual variedade for são bonitos... você poderia tentar misturar algumas especies pra ver se sai alguma coisa diferente... acho interessante como por exemplo nos discos criam-se espécies novas com as misturas de espécies, como por exemplo o Blue Diamod que surgiu do cruzamento do cobalt blue com o gost... dá pra acreditar?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apistogramma agassizii "Manaus" Empty
MensagemAssunto: Re: Apistogramma agassizii "Manaus"   Apistogramma agassizii "Manaus" Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apistogramma agassizii "Manaus"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apistogramma sp.
» Papagaio Ferido.
» Seja também um "laguista". Tenha um lago.
» Hotel japonês oferece "peixes massagistas"
» Filtro Externo "Dumbo" (hang on)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Doce :: Ciclídeos Americanos-
Ir para: