Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tratamento de betta com hidropsia

Ir para baixo 
+2
Augusto Gadelha
diegolima
6 participantes
AutorMensagem
diegolima
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Santos, SP

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:35 pm

Olá,

Recentemente ganhei um betta de uma amiga, mas estou enfrentando um problema agora. Aparentemente ele está com hidropsia, estando com a barriga muito inchada, quieto no aquário e escamas eriçadas.

Removi-o para um aquário hospital, onde mantenho água com pH 7,2 e temperatura de 28-29º, e iniciei ontem um tratamento com Terramicina (oxitetraciclina). Hoje, apesar de ainda estar muito inchado, ele já respondeu positivamente à alimentação (na verdade ele literalmente atacou o grão de ração) e quando nota movimento em sua volta já sobe à superfície.

Quanto ao tratamento em si, diluí 300g de terramicina em 7l de água e estou usando essa água para renovar diariamente a água do aquário hospital. Tenho duas dúvidas: por quanto tempo posso reaproveitar a água com o antibiótico diluído? pois o hospital na verdade é um pote com algo em torno de 2l, e ainda tenho bastante remédio no balde; a segunda dúvida é por quanto tempo devo insistir no tratamento? Caso ele não "desinche", devo tentar outro antibiótico ou manter este? Estive considerando usar kanamicina como alternativa.

Encontrei em páginas estrangeiras referências à ração "romet B" que contém antibiótico. É possível encontrá-la no Brasil ou temos alguma ração equivalente?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
http://sg.homelinux.com:81
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:36 pm

Tratamento de betta com hidropsia Doencas_hidropsia_001
Betta com hidropsia

Hidropsia

Causa........: É causada por bactérias que atacam os órgãos internos, paralizando-os.
Sintomas....: Os peixes ficam barrigudos e com as escamas eriçadas. Pode ser incurável.
Tratamento.: Aplicar um antibiótico de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.

Olá Diego,

Poderia passar os links das páginas estrangeiras para darmos uma olhada? Particularmente não conheço esta ração.
Ir para o topo Ir para baixo
diegolima
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Santos, SP

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:36 pm

Olá,

Obrigado por colocar a imagem... é sempre bom ter mais uma comparação. Infelizmente acho que meu diagnóstico estava correto, e vou continuar no tratamento que estou adotando. Quanto as páginas:

http://www.mu.edu/~buxtoni/puregold/disease/dropsy.html
Essa fala do tratamento adotado que efetivamente curou um peixe com hidropsia, através do uso de ração antibiótica e ácido oxolínico (é possível adquirir isso também? E qual seria a dosagem para tratamento?).

Esta página é um artigo falando do uso de alimentos com antibiótico para peixes. Ele cita tanto a terramicina quanto o romet, e também cita os alimentos que já são comercializados com estes antibióticos.

Em último caso eu estou considerando tratar o alimento do betta com o antibiótico, o artigo também explica como fazer isso, mas é realmente complicado.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://sg.homelinux.com:81
Fábio Montoro
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/09/2007

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: HIDROPSIA   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:40 pm

Olá, me interessei muito por esse tema hidropsia, pois ja perdi alguns peixes com essa doença, e vou estar pesquisando e acompanhando junto à vocês, qualquer novidade estarei entrando em contato.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
diegolima
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/09/2007
Localização : Santos, SP

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:41 pm

Bem... hoje fazem 4 dias usando o antibiótico terracimina, mas não vi muito resultado. Resolvi então fazer uma troca total da água, com o cuidado da água nova estar previamente aquecida a 30º, para evitar que quaisquer bactérias adquiram resistência ao antibiótico.

O betta parece fraco e hoje não apresentou nenhum interesse pela comida, o que é particularmente ruim pois pretendia tratar a ração com antibiótico para ele. No momento pretendo aumentar a temperatura da água para 32º e torcer para que ele recupere o apetite.

Vou colocar o procedimento que estou adotando para preparar o antibiótico na seção "DIY - Faça você mesmo", pois creio que mesmo que eu não tenha sucesso agora isso seria efetivo caso o tratamento fosse iniciado anteriormente (estou perdendo as esperanças pois ele parou de comer).

Qual a temperatura máxima que seria benéfica a ele? 32º seria muito?
Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://sg.homelinux.com:81
Carlos Manoel
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/09/2007

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Betta   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:41 pm

Olá! Tenho alguns Bettas e eles estão muito paradões e tristes no fundo da beteira e percebi que as cores deles estão mais brandas.O que será? Gostaria de respostas... Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Conspirador
Membro
Membro



Mensagens : 58
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Guarapari - ES

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:42 pm

óla amigos

que tipo de ração vc da pra o bettas Question
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Manoel
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/09/2007

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:43 pm

Cara eu tô dando... a velha ração em bolinha,
Será que é isso...? :oops:
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitimeDom Set 30, 2007 2:44 pm

Olá Carlos,
Há alguns problemas em dar as "famosas" rações em bolinha para os bettas e são eles:
- Quantidade oferecida (em excesso causa problemas)
- Qualidade da ração oferecida ao peixe
- Doenças que podem ser ocasionadas por má qualidade, inclusive fraqueza por falta de nutrientes.

Os bettas são peixes de digestão lenda de alimentos, logo se oferecidos em grande quantidade podem causar sérios problemas, pois a ração ficará armazenada no estômago do peixe até ser digerida por completo, isso com o passar do tempo gera bactérias decompositoras dentro do peixe. Essas bactérias começam a digerir a ração que está dentro dele, isso gera gases e um processo inflamatório muito grave, até que as bactérias começam a digerir o próprio peixe em sí (esse é um estágio já avançado da doença) e por aí vai.
O outro fator ( a qualidade) está relacionado à facilidade de digestão que a ração tem. Rações de má qualidade não costumam passar por estudos do gênero. Logo é melhor pagar um pouco mais caro numa ração do que sempre ter que comprar mais um betta para "repor" o que morreu. Isso é terrível, deveria haver um padrão para venda desse tipo de produto, como na alemanhã ( se a marca não segue o padrão de qualidade, nem chega às prateleiras).
Dicas:

Arrow Alimente - os dia sim / dia não, ou todo dia em pequenas quantidades
Arrow Ponto crucial, procure rações da Tetra ou da Sera, sem desmerecer as outras marcas, pode haver rações boas de marcas que não conheço, indico essas pois estão bem disponíveis no mercado e são boas. ok???

Procure de vez em quando oferecer artêmias aos bettas, eles adoram.
Obs: as trocas parciais também são importantíssimas, pois excesso de matéria orgênica na água pode causar diversas doenças.

Espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tratamento de betta com hidropsia Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de betta com hidropsia   Tratamento de betta com hidropsia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tratamento de betta com hidropsia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Betta com reincidência de Hidropsia
» Ref.a tempo de tratamento
» Betta barriguda!
» Alimento antibiótico para hidropsia
» Ajuda sobre Betta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Doce :: Doenças e Tratamentos-
Ir para: