Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php

http://www.aquariomania.com.br/phpBB3
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Preciso colocar plantas mesmo?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
mafinotti
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:03 am

Bom dia, sou iniciante e estou com muita vontade de montar meu aquario, tenho lido muito sobre o assunto e aprendi algumas coisas, mas tenho umas duvidas e espero q possam tirá-las:

1 - É realmente obrigatório colocar plantas no aquário?

2 - Existem bombas submersas que tambem filtram a agua ( como essa: http://www.ecomarine.com.br/product_info.php?cPath=127&products_id=18260&osCsid=lejrs2j2f2dce1meomval7fcu1 ) elas sao boas??

3 - Como faço para as bacterias que processam a amônia aparecerem e se desenvolverem em meu aquário? Existem produtos que aceleram seu crescimento???

Desculpem a ignorancia e obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:04 am

Olá amigo,
As plantas aquáticas são boas pois auxiliam na filtragem e manutenção de uma boa água para seus peixes, porém há diversos tipos de aquários e vários desses não usam plantas. Fique tranquilo pois não é obrigado a utilizar plantas em seu aquário. Mantenha-o limpo e com boa filtragem.

Sobre as bombas com pré-filtro, são ótimos filtros para filtragem mecânica pois removem a maioria das partículas grandes em suspensão no aquário, como ,por exemplo fezes dos peixes, restos de ração e restos de plantas (no caso de um aquário plantado) além de que a esponja tem contições de abrigar bactérias, o que auxiliaria na filtragem que você possa estar utilizando em seu aquário. Não recomendo utilizar domente esse tipo de bomba como filtro, é interessante utilizá-las no auxílio de uma filtragem mais eficiente.

É possível comprar aceleradores de biologia que possuem algumas espécies de bactérias benéficas ao sistema do aquário em estado de "dormência" que quando em contato com o aquário essas despertam e produzem uma colônia de bactérias no aquário mais rapidamente do que esperar que isso ocorra naturalmente. Eu gosto muito de utilizar um medicamento da Hagen chamado Cycle, é um dos melhores aceleradores de biologia no mercado, mas utilize-o na montagem do aquário, um pouquinho no início e raras vezes depois somente para evitar problemas. Como dizem nas embalagens (toda troca parcial) não é legal, pois sai caro e não é necessário.

Seja bem vindo ao nosso fórum.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mafinotti
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:04 am

Muito obrigado pela resposta rapida, Indio. Tenho mais algumas duvidas:

Gostaria de saber qual o preço médio desse acelerador de biologia e se nao pode acontecer dessas bactérias se reproduzirem demais, prejudicando os peixes.

Qual seria o filtro ideal para usar em um aquário de 80 litros? qual o preço médio desse filtro??

Quais peixes vc acha legal para começar(mais resistentes, menos exigentes e bonitos)?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:05 am

Olá amigo,
Partindo do princípio de que você não pretende colocar plantas no aquário, vou indicar espécies razoaveis e ao mesmo tempo bonitas.

Preço médio de um acelerador de biologia: O Cycle que eu te falei, um pote de 30ml (acredito ser o suficiente para iniciar um aquário de 80L e vou te explicar como usar de uma forma eficiente) deve custar em torno de uns R$ 14,00 nas lojas, na internet talvez você encontre mais barato porque há frete a ser pago.

Filtro ideal: Esse é um tópico que gera polêmica entre os aquaristas, pois considerando vazão do filtro, elementos filtrantes, marca e outros, pode-se chegar à várias conclusões. Vou te indicar filtros que conheço e que são bons segundo minha experiência ao utilizá-los.
Vou dividir da seguinte forma:
Filtros ótimos:
- Aqua clear 20 (mini) - A marca Aqua clear para mim é a melhor do mercado, são filtros muito bons, porém o valor não é muito amistoso, nas lojas em torno de R$ 93,00. Possuo o aqua clear 200

- Eheim Liberty 150 - Eu possuo o 100 que uso em um aquário de 50L, é um filtro muito bom. Porém para o seu aquário eu indicaria o modelo 150 por ser mais forte um pouco. Nas lojas valor aproximado de R$ 105,00

- Hydor Bravo 120 (450L/h): - IOuço falar bem desse filtro, é de uma marca italiana que está chegando ao brasil agora, porém o preço não parece ser muito legal (R$ 180,00 aprox.), mas a qualidade aparentemente é ótima. veja em : http://www.hydor.it/inglese/bravo.htm

Filtros bons:
- Azoo Mignon 1000 - Dessa marca eu já tive um filtro para aquários pequenos que eu usava em um nano que dei de presente ao meu primo, é um filtro muito bom, funciona bem. Valor encontrado em lojas próximo de R$ 99,00

- Millenium 2000- Ouço falar bem dessa marca, porém nunca usei um filtro Millenium, a única coisa ruim neles é o preço. Nas lojas R$ 130,00 aproximadamente.
- Boyu WF2025:- Essa marca é boa, porém eu não indicaria para aquários acima de 60L uma vez que para aquários maiores do que isso a boyu disponibiliza outro tipo de filtro (canister) e para aquários de 60L para baixo eles possuem esse modelo e um outro inferior, como seu aqua tem 80L então se concentre nos outros filtros. É só uma dica!!

Filtros que não conheço:
- Resun HF2002- Esse eu nunca usei e não conheço quem use.... O preço é mais em conta R$ 60,00 + ou -. Não sei se funciona bem....


Bom, de filtros acho que coloquei informação o suficiente para obter uma boa base.

Peixes: É difícil te falar sobre isso porque envolve muito o seu gosto quanto às cores, formatos e comportamentos dos peixes que acha mais interessante. Você pode preferir ciclídeos africanos (PH alcalino), pode preferir ciclídeos americanos (PH neutro ligeiramente ácido), pode preferir peixes pequenos da amazônia (ph ácido), asiáticos (alguns de ph neutro, outros de alcalino e poucos acredito que de ph ácido), peixe japonês (kinguios, ph alcalino) e por aí vai. Eu preciso saber um pouco sobre o que te chama atenção, assim poderei te ajudar a começar com peixes que você goste, e não os que eu goste. ok??? Me fale os que mais te chamam atenção quando vê em uma foto, quando vê em uma loja ou em qualquer outro lugar, em cima disso vamos procurar peixes legais para por no seu aquário.


Usando o acelerador de biologia: Após a montagem do aquário, coloque água já tratada em seu aquário, pois o cloro inibe a proliferação das bactérias de filtragem, aplique uma dose um pouco abaixo da que indicam nas instruções da caixa. Deixe bater água por alguns dias (de 3 a 5 dias), nesse período regule ph e temperatura para os desejados (o aquário estará sem peixes). Após isso coloque a dose indicada no rótulo do seu acelerador de biologia, então após mais uns 3 a 5 dias introduza peixes no aquário, sempre colocando uma "equipe de limpeza" jundo (peixes de limpeza, ex. corydoras, limpa vidro, comedor de algas, cascudos e etc...) após uns 15 dias com os peixes no aqua sem fazer limpeza, inicie a primeira limpeza do aquário limpando vidros, filtro e trocando somente 30% da água e colocando na água nova uma dose de acelerador de biologia condizente com a quantia de água colocada ou pouca coisa a mais. Após isso abtue-se a limpar o seu aquário a cada 15 dias no máximo (recomendo uma vez por semana) somente trocando de 20 a 30% da água e colocando água nova já sem a preocupação de usar o acelerador de biologia. Se tudo der certo você não precisará mais desse tipo de medicamento nessa montagem.

Boa Sorte com seu aquário...
Ir para o topo Ir para baixo
mafinotti
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:06 am

Indio, valeu mesmo pela atenção!!
Os neons e os ramirezi me chamam muita atenção! acha q sao legais pra começar? quais outros peixes bonitos se adaptaria legal a eles??

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Gadelha
Administrador
Administrador
Augusto Gadelha


Mensagens : 187
Data de inscrição : 27/09/2007
Localização : Santos, SP

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:06 am

Olá mafinotti,

Dê uma olhada nos links abaixo:
http://www.ecoanimal.com.br/site/produtos/listaprodan.asp?tp=21&nm=Ciclideos+an%F5es
http://www.ecoanimal.com.br/site/produtos/listaprodan.asp?tp=21&nm=Tetras+e+outros
http://www.ecoanimal.com.br/site/produtos/listaprodan.asp?tp=21&nm=Cascudos+e+corydoras

Depois não esqueça de postar uma foto do aquário para vermos como ficou heim! Boa Sorte! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:07 am

Olá amigo,
São esses que o augusto te mandou o link. Para aquas de 80 L em média é isso msm...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mafinotti
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:08 am

Galera, comprei meu aqua!!!
80x30x40, 96l.! Já comprei dolamita, filtro(700L/h), cycle, aquasafe e inúmeros testes!!! Tá faltando termostato só! Ah e plantas, peixes e um tronco para acidificar a agua tb!
Vou tirar fotos da montagem passo a passo e logo posto!!!

Muito obrigado pela constante atenção! Esse fórum é ótimo!
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:08 am

Olá amigo,
Infelizmente você terá que descartar a dolomita, ela deixa o ph do aquário alcalino e isso gera um ambiente completamente errado para os peixes que o augusto indicou por exemplo neons, limpa vidro, ramirezis e por aí vai. O correto é colocar um substrato neutro para então colocar o tronco afim de acidificar a água. Dolomita pode causar a morte de todos os deus peixes se esses forem de ph ácido.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mafinotti
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:09 am

Desculpa! postei errado!!! É laterita!!!!!

Vocês conhecem alguma planta, alem do musgo de java, que se adaptaria bem com pouca iluminação (0,4 W/L), CO2 caseiro e ao solo soh com laterita e cascalho de rio de fina granulometria?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Indio
Moderador
Moderador
Indio


Mensagens : 121
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:09 am

Hygrofila, Pinheirinho, Musgo de Java, Cabomba, Microsorium (feto de java), entre outras. tendo CO2, é importante ter boa iluminação no aquário, caso contrário, as plantas farão pouca fotossíntese, o que pode resultar num aumento excessivo de CO2 na água, resultando em uma acidificação muito alta, podendo matar seus peixes e até mesmo as plantas. Ok?? Tente acertar essa iluminação, não precis ser agora, pode ser mais pra frente, porém é importante para o bom andamento do sistema do seu aquário.

Abraço e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
mafinotti
Novo Membro
Novo Membro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2007

Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitimeQui Out 04, 2007 8:10 am

Ok Indio mto obrigado pela atenção! vc lembra de mais alguma alem das citadas? desculpa encomodar mas estou em duvida ainda.. a cabomba e o pinheirinho(por depoimentos que estou lendo) parece que soltam mtos pedaços e como estou começando desejo pouco trabalho! Gostei das Hygrophilas.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Preciso colocar plantas mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso colocar plantas mesmo?   Preciso colocar plantas mesmo? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Preciso colocar plantas mesmo?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Preciso de ajuda!!!!
» Plantas e Contaminação
» aqua novo
» Reprodução de Plantas
» Nome das plantas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Novo Endereço do Fórum: http://www.aquariomania.com.br/phpBB3/index.php :: Aquarismo Doce :: Plantas e Aquários Plantados-
Ir para: